quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A autoridade maxima; o Tira-Teima!

Todo brasileiro, gostando ou não, voluntariamento ou involutariamente, tem suas vidas influenciadas direta ou indiretamente pela maior de todas as ''paixões" nacionais, o Futebol! E acompanhando de perto essa paixão, de forma bem voluntaria, percebi que esse antigo esporte, que tão poucas modificações sofreu ao longo dos anos, está agora sofrendo influencias, não de seus praticantes ou mesmo de seus fanaticos torcedores, mas das midias e suas tecnologias.
O crescimento popular, e o grande poder de fidelização deste esporte, atraiu desde de cedo a atenção dos meios de comunicação, como o radio, a tv e posteriomente a web. As midias viram no futebol um eficiente meio de entreterdimento e consequentimente uma janela para seus anuncios e propagandas. Sendo assim futebol e midia desde de cedo estiveram ligados de forma bem intima, um ultilizando-se do outro, e ambos ganhando com isso.
Mas as coisas mudam, nem sempre para melhor, nem sempre para pior, e com a relaçao futebol-midia não foi diferente. Hoje em dia com o enorme desenvolvimento tecnologico dos meios de comunicação, a simples transmição de uma partida de futebol se transforma em um gigantesco show, de detalhes, sons, imagens e tambem interativedade. As grandes redes de tv, os portais da web e ate mesmo as tradicionais transmissoras de radio, hoje não são só meios de comunicação mas assumiram um papel de formadores de opinião e agora juizes do jogo.
Quantas e quantas vezes em qualquer estadio, de qualque região do Brasil, um comentario de algum locutor de radio do tipo "essa bola foi impedimento!" ou "esse jogada teve falta" não provocou uma reação nas torcidas tão forte quanto um gol?! E esse é um exemplo minimo se comparado a força de uma imagem, e é exatamente esse tipo de influencia que esta mudando não só a relação futebol-midia, mas tambem o proprio jogo.
As midias, e entre elas principalmente a tv, com suas tecnologias, tomadas precisas, "tira-teimas" se tornaram verdadeiros juízes do jogo, decidindo quem está certo, quem deve ser punido, colocando o juíz e seus auxiliares da partida como meros coadjuvantes do espetaculo. Ja que no final das contas o que vale mesmo é o vt, que denucia as limitações do homem, aquela cutuvelada, a mão na bola, a falta desleal, que no calor do jogo passaram despercebidas. E nãoé apenas os juízes e seus auxiliares que estão em xeque, mais tambem a boa e velha malandragem! não a malandragem ostiu que machuca os companheiros, que degrada o esporte, mas a malandragem boa praça, daquela mãozinha salvadora, maradona que o diga, das artimanhas que sempre fizeram parte do jogo memsop não estando no livro de regras.
Sem levar em conta à influencia de todas as ações financeiras, legais e inlegais, que envolvem este esporte, e todos os jogos de interesses nos bastidores, é de se louvar a utilização de tecnologias midiaticas nas transmissões das partidas, oferecer aos espectadores toda uma riqueza de detalhes, sons, imagens, e cores que tornam o espetaculo de um classico ainda mais delicioso. Mas em contra partida não podemos deixar que as midias sejam o fim no processo comunicativo! Não podemos esquecer que o gol, o drible, o grito da torcida é o objetivo de tudo!Não podemos deixar que a palavra final seja do Tira-Teima e não da autoridade maxima em campo, o respeitado, nem sempre, juíz da partida!

Nenhum comentário: