sábado, 15 de novembro de 2008

A nova educação

Nas instituições acadêmicas, observa-se o uso crescente da Internet por professores e alunos, produzindo mudanças e impactos nos modos convencionais de ensino e aprendizagem. É indiscutível que as dinâmicas sociais nos ambientes virtuais são bastante distintas daquelas que ocorrem tradicionalmente nos ambientes reais. Na sociedade da informação, as novas tecnologias vêm a oferecer a toda a escola um espaço enriquecedor, com os mais variados instrumentos de informação, possibilitando aos mesmos um aprendizado amplo.
A educação voltada às novas tecnologias vem a ser uma educação colaborativa e participativa (MUNHOZ, 2002), pois os ambientes de redes que os alunos utilizam para desenvolverem seus conhecimentos irão fornecer a eles várias informações ao mesmo tempo, fazendo que ocorra uma aprendizagem interativa, autônoma, criativa e uma construção coletiva do conhecimento, igualmente trouxeram ao educador mudanças, em que ele passa a ponderar, se preparar e a questionar sobre o desenvolvimento do seu papel perante a nova sociedade da informação.
O novo educador deve estar aberto às novas descobertas, encarar as novas tecnologias como auxiliares no seu desenvolvimento educacional e, através desses equipamentos que fazem parte do dia-a-dia do seu aluno, chamar a atenção para o uso de tais meios em educação. O educador precisará saber manusear os meios de comunicação, interagir e criar em seus alunos o gosto pela pesquisa com a utilização dos novos recursos.

Nenhum comentário: