terça-feira, 21 de outubro de 2008

Alimentados pela mídia









A televisão nada mais é do que o principal meio de comunicação existente.

Dando sempre muita importância a internet, as revistas e principalmente aos jornais, mas a televisão faz parte da vida cotidiana de todos, todos a assistem independente da opinião de cada um.

Reforcei minha opinião sobre isso e peguei como base a vinda do papa Bento XVI ao Brasil.

Uma coisa é informar, manter a população dentro de qualquer possível acontecimento, outra coisa porem, é a forma apelativa na qual as emissoras de televisão dão enfoque a um determinado assunto.

Foram cinco dias de visita ao Brasil, cinco dias de noticias ao vivo, e de total enfoque para um só acontecimento.

É o mesmo caso do coreano que matou 32 pessoas em uma universidade dos Estados Unidos.

Não podemos negar a gravidade do assunto, assim como a importância religiosa da vinda do papa ao Brasil.

O problema é a forma como essas noticias são transmitidas, é cansativo por exemplo passar 3 ou 4 horas assistindo televisão.

Pois todos ficaram indignados com a morte de 32 americanos inocentes, e certamente se esqueceram que naquele mesmo momento há inúmeros Iraquianos também inocentes morrendo.

A televisão se torna não um meio de comunicação aberto para a liberdade de expressão e sim um meio de manipular as pessoas para que elas dêem importância para o que a própria televisão ou emissora acredite ser importante.

O fato é que essa manipulação atinge a todos nós, os assuntos mais discutidos na televisão são os mesmos assuntos discutidos entre uma roda de amigos!

E porque a mídia age desse jeito?

Você já percebeu q a maioria dos assuntos q a mídia da todo esse enfoque é relativo a países de primeiro mundo, a maioria das vezes EUA que sem duvidas é o maior manipulador de todos os tempos, e que noticias de paises de terceiro mundo são facilmente esquecidas pela população, porque não tem o enfoque necessário pela importância da noticia.

A verdade é que todos nos somos facilmente influenciados pela mídia de uma maneira ou outra, não só através de noticias, mas sim sobre comportamento, moda e estilo de vida.

Então podemos perceber que a mídia não é só um meio de entretenimento, e sim um grande meio de manipulação global. Se você nunca tinha pensado por esse lado é bom começar a pensar.



3 comentários:

Rah Pinheiro disse...

Gostei do post . Realmente é a verdade :)

Anônimo disse...

Mas a medida que o tempo passa, a informação se descentraliza e a internet ganha poder como principal veículo da informação.

E até a massa perceber que a TV fazia mal, a internet já tomou o trono da TV e o vilão passa a ser outro.

Observem a capacidade de inclusão social que o orkut somado a lan houses proporcionou ao povo brasileiro...

Anônimo disse...

Acredito que não importa qual seja a mídia, as massas sempre continuarão a serem manipuladas.